Editora-chefe, escritora, workaholic e mulher. Quem é Brenda Rodrigues?

 

Brenda Rodrigues é um dos nomes do mercado editorial paulistano. Com mais de 500 títulos editados, 3 livros originais publicados e sendo proprietária da marca de edições e publicações literárias “Selo Editorial Independente”, uma das perguntas essenciais para começarmos a falar sobre sua dedicação e paixão pela literatura é: como tudo isso
começou?

Brenda não nasceu cercada de livros, como poderíamos imaginar, muito menos teve incentivo para se interessar pela literatura. Um fato curioso é que começou a gostar muito mais da escrita, antes mesmo de se tornar uma leitora crítica. Um dos motivos que a levou a escrever foi a necessidade do autoconhecimento e vazão de seus sentimentos.

Da infância humilde até o estrelato pessoal cercado pelas realizações de sonhos pequenos, como o simples desejo de conhecer uma livraria, mas com grandes impossibilidades, o trajeto não foi fácil.

Nascida em São Paulo, mas criada por alguns anos no estado do Pará, chegou a viver em uma das cidades com menor IDH do país. Sem quase nenhum acesso à educação, começou a ler e escrever sozinha. O primeiro livro que leu completo foi “O Senhor dos Anéis” de J. R. R. Tolkien aos 11 anos de idade, um achado no quarto de seu irmão mais
velho, dali então, foi inundada por um amor repleto de possibilidades imaginadas e por um olhar crítico sobre o meio artístico, e principalmente, sobre a literatura.

Escreveu seu primeiro livro, Escritos Autorais, aos 14 anos. O livro manuscrito demorou um ano para ficar pronto, mas só foi publicado quando já estava com seus 19 anos de idade. Os poemas, rimados e densos falam sobre um certo luto interior, observado pelos olhos de uma criança e uma adolescente que presenciou a miséria, a desigualdade e a tragédia, vinculada aos âmbitos sociais e pessoais, pois vivenciou também lutas quase impossíveis de vencer.

Ao retornar ao estado de São Paulo, seguiu escrevendo, mas encontrou uma nova paixão para a qual passou a se dedicar: a arte que gostaria de exercer, a de produzir livros. Formada em Produção Editorial pela USP, decidiu criar uma marca para editar e publicar seus próprios livros, porém, a marca “Selo Editorial Independente” cresceu
consideravelmente e encantou escritores de todo o país e até mesmo aqueles que residem no exterior.

Com uma forma prática, esclarecedora, responsável e artística de trabalhar na edição e publicação de livros, ganhou credibilidade logo que adentrou ao mercado, e desde então o trabalho nunca mais parou. Seguiu escrevendo e editando livros como somente uma profissional poderia fazer, sendo seu grande mérito.

Em 2024 Brenda pretende lançar a 3ª edição do seu 2º livro original, “Auge do Trauma”, para ela, considerado sua obra-prima. O drama ambientado na metrópole paulistana narra o trajeto de uma moça, seus flashes de um passado traumático e suas conquistas pouco duradouras. O livro, publicado pela primeira vez em 2021, agora ganha nova roupagem e um capítulo inédito. Com introdução do departamento de psiquiatria e medicina legal da FAMED/RS, a obra narrada em terceira pessoa utiliza como ponto central os traumas psicológicos e experiências vivenciadas pela autora.

Além do prestígio ao seu trabalho metódico e perfeccionista, também ocupa um espaço importante, fazendo parte dos 54% de mulheres que ocupam lugar de gerência no mercado editorial, um número crescente desde 2017.

Como editora pretende continuar fazendo a diferença, oferecendo um trabalho de qualidade para todos que escrevem com propósito.

Como escritora não vislumbra grandes patamares, sua escrita está ligada ao seu processo de autoconhecimento, uma ferramenta terapêutica e pessoal, mas capaz de ajudar outras pessoas, e costuma dizer que se uma única pessoa lhe ler e compreender, identificando-se e se autodescobrindo, seu sucesso estará garantido e registrado eternamente.”

Uma grande mulher, que pretende não desistir e seguir conciliando o seu amor pela edição,
pela escrita, pela vida pessoal que nos inspira singelamente.

Para seguir nas redes:
@editorialindependentebr
@brenda_editoradelivros